Torneio das 4 Nações: Angola Fica Com o Terceiro

Os Palancas Negras tiveram sempre que correr  \”atrás do prejuízo\”, como se diz, para, no final, poderem terminar na terceira posição e subirem ao pódio do Torneio das Quatro Nações, disputado de forma animada e renhida no estádio Levy Mwanawasa, na cidade de Ndola (Zâmbia).
Na sua primeira partida, os Palancas Negras começaram por perder aos penáltis (6-7) diante da África do Sul, após terem empatado a uma bola no tempo regulamentar e, para remediar, no segundo jogo, teve de suplementarmente, vencer (também aos penáltis) o Zimbabwe, por 6-5, após igualdade a dois golos nos 90 minutos regulamentares.
Neste jogo, só para lembrar, os golos que levaram Angola aos penáltis saíram  dos pés quentes de Djalma, aos 44 minutos, e Yano (90’), quando os Palancas Negras estavam já em desvantagem. Os ,Guerreiros do Zimbabwe marcaram aos 22’ e 54’, por Amido e Piwa. Nas penalidades, por Angola, foram certos na \”pontaria\” Carlinhos, Ary Papel, Job e Bastos. Mira falhou.
O torneio, de um modo geral, foi uma rara ocasião para as quatro selecções não apenas lutarem pela conquista, mas, também, para testarem os respectivos jogadores, que actuam nos  campeonatos nacionais e no exterior, tendo em conta os futuros compromissos internacionais.
São selecções do mesmo \”campeonato\”, isto é, no mesmo nível, embora estejam actualmente em lugares diferentes do ranking da FIFA. A Zâmbia está na 76ª posição, a África do Sul (75ª), Zimbabwe (105ª) e Angola (141ª).
As prestações de cada selecção, despertou cada técnico para o que farão nos compromissos imediatos, como, por exemplo, o de ter-se jogado dois meses antes do torneio da Taça Cosafa,prova regional que será disputada em Maio próximo, na África do Sul.
Depois seguir-se-ão os jogos para a corrida ao CAN de 2019, nos Camarões, para onde estão viradas as atenções maiores, depois dos insucessos anotados no sonho de marcar presença no \”Mundial\” da Rússia. Como se sabe, e só para recordar, a Zâmbia e a África do Sul foram eliminados já  fase de qualificação, numa altura em que Angola já tinha \” caído\” desta corrida, ainda nas preliminares, em que o Zimbabwe esteve ausente, devido a questões financeiras enfrentadas pela federação.      

Texto de: JN

Imagem de: ANGOP