Campeões 2018: Angola vence o Mundial de Futebol Adaptado

 

A selecção de Angola sagrou-se campeã do mundo de futebol com muletas, ao vencer a congénere da Turquia por 5-4, na final do campeonato do mundo que decorreu no México.

Na sua trajectória até a consagração, Angola começou por vencer o primeiro jogo diante da Ucrânia por 4-0 e em seguida derrotou a Espanha por 1-0, no segundo jogo da fase de grupos. Angola perdeu um único jogo nesse mundial e foi no terceiro jogo da fase de grupos diante do Haiti por 2-1.

Nos oitavos-de-final Angola venceu a Italia e nos quartos-de-finais Angola venceu a Polónia. Tal como se esperava, a Polónia nunca foi adversário fácil sendo e a única vitória que se tem sobre esta selecção europeia data de há quatro anos e com número bem escasso, 1-0 no mundial de 2014, em Culiacan, neste mesmo México.

O golo de Celestino Elias, ao meio da segunda parte (0-0 ao intervalo) e com domínio relativo dos “Palancas Negras Adaptados” conferia tranquilidade até o oponente igualar aos três minutos do fim.

No prolongamento, o adversário inverteu o quadro de tal modo desesperante que só mesmo a fé em Deus permitiu manter a crença nas meias-finais.

A perder por 1-2, contra a corrente de jogo Angola sofre o terceiro (1-3) abalando toda estrutura do conjunto quando restavam pouco menos de 5 minutos para o apito final.

Eis que a equipa, qual Palanca Galopante, puxou dos galões e em dois minutos igualou a contenda com tentos de Laurindo Lucamba e José Candeeiro, este último mesmo encima do minuto 50 regulamentar. Estava feito o 3-3.

Na decisão aos penaltis foram indicados por Angola Hilário Cafula (marcou), Sabino António (marcou), Celestino Elias (falhou), Laurindo Lucamba (falhou) e Heno Guilherme marcou o golo da vitória 3-2 (6-5 no cômputo geral).

Mas a qualificação teve um protagonista digno de citação individual. Jesus Mateus. O guarda-redes do Misto do Bengo defendeu duas grandes penalidades (a outra embateu no travessão) e ainda anulou outras tantas jogadas do oponente durante a partida. Foi um jogo impróprio para quem o coração inspira cuidados, disputado no complexo desportivo de San Juan de los Lagos.

Nas meias-finais Angola defrontou o Brasil a quem venceu venceu por 2-1, após prolongamento (0-0 no tempo regulamentar).

Angola sagra-se Campeã do Mundial 2018 de Futebol Adaptado depois de já ter conquistado o segundo lugar no mundial de 2014.