Torneio da COSAFA: Angola conquista o bronze

 

Com um início caracterizado por muito contacto físico e um parco espectáculo de futebol, foi so a partir do minuto 35 da primeira etapa que os dois conjuntos soltaram-se e assistiu-se a um desafio mais interessante.

A passagem do minuto 42 a Zâmbia protagonizou a primeira situação de perigo num lance de pola parada em que o atacante Kings Kangwa remata em direcção a baliza contrária testando os reflexos do guarda-redes Emanuel Simão. 

No reatamento, os Zambianos marcaram logo ao apito do árbitro Thulani Sibandze, do eSwatini (ex-Suazilândia) para dar o pontapé-de-saída. Emmanuel Mwiinde colocou a sua equipa em vantagem a passagem do minuto 46. Foi preciso muita paciência para os “Palanquinhas Negras” chegarem ao golo do empate. Melono (80’) estabeleceu a igualdade e Zito Luvambo (83’) fechou as contas marcando o golo da reviravolta.

A competição foi vencida pela África do Sul, que revalidou o título, ao vencer na final, a sua congénere do Zimbabwe por 4-3, no desempate das grandes penalidades, depois do 1-1, no tempo regulamentar.

Angola abriu o Torneio empatando com o Lesotho a  1 bola, o Segundo jogo foi com Botswana, empate a zero, e  a primeira vitóia surgiu no jogo vs Zimbabwe, ganhando por 4-1.