ANGOLA CONQUISTA O TERCEIRO LUGAR DO CAN SUB17 TANZANIA 2019
Os palanquinhas venceram a Nigéria por 1-2 com golos de Capita ao minuto 28 e Zito ao 49 minuto. Porfílio foi expulso ao minuto 58 e apesar da desvantagem numérica, Angola conseguiu manter a vantagem até ao minuto 93, altura em que se deu o apito final
História
1ª presença numa meia Final de um CAN
Angola qualificou-se para as meias finais depois de ter logrado o segundo lugar do Grupo A, com 6 pontos, atrás da Nigéria que terminou a fase de grupos com 7 pontos.
É a primeira vez na história do futebol nacional que uma selecção atinge as meias finais de uma fase final de CAN, e a terceira vez no historial do futebol angolano que uma Selecção Nacional se qualifica para um Mundial.
1ª presença num campeonato do mundo
O mundial em Sub 20 de 2001 foi o primeiro mundial da história do futebol de Angola.
A selecção Nacional Sub 20 terminou a fase de grupos em primeiro lugar com 5 pontos, frutos de empate a zero na primeira jornada do grupo D, diante da república Checa.
Angola venceu o Japão na segunda jornada com Golos de Mendonça ao minuto 9, enquanto Rascas ao minuto 81 marcou o golo da vitória, depois do Japão ter empatado o jogo ao minuto 61, com golo de Yamase.
No terceiro jogo da fase de grupos, Angola empatou com a Austrália, com Mantorras a abrir o placar ao minuto 12, enquanto que ao minuto 82, Owens empatou pela Austrália.
Angola foi eliminada nos oitavos de finais pelos Países Baixos por 2-0. A Argentina foi a Campeão desse mundial, ao vencer na final a Selecção do Gana, com golos de Colloto, Saviola de Rodriguez.
2ª presença num campeonato do mundo
A segunda presença num campeonato do mundo foi com a Selecção de Honras, comandada pelo Professor Oliveira Gonçalves, no Mundial da Alemanha 2006.
Angola se apurou para o mundial no último jogo da fase de apuramento, em Kigali – Ruanda, com Golo de Akwá, depois de um cruzamento de Zeca Langa, no dia 8 de Outubro de 2005.
Os Palancas Negras estavam no grupo D, com Portugal, Irão e México.
Angola perdeu o primeiro jogo da fase de Grupos por 1-0, frente a Portugal, empatou o segundo jogo a zero, diante do México.
No terceiro jogo, Angola viu Flávio Amado marcar o primeiro e único golo de sempre, para a Selecção de Angola, num mundial de Seniores.
Foi no jogo contra o Irão, em que Angola empatou a uma bola.
A Itália foi a Campeã desse mundial, ao vencer na final a Friança, por 5-3 aos penaltis, depois de 1-1 durante os 90 minutos + o prolongamento.