Torneio da Turquia: Balanço do Torneio UEFA Assist 2019

 

This slideshow requires JavaScript.

 

Terminou o Torneio UEFA ASSIST, uma parceria entre a UEFA e a CAF com o objectivo de intercâmbio desportivo entre a juventude, por via de selecções nacionais jovens, e serve de experiência aos níveis social e cultural. Os “resultados” não são o objectivo da competição e por tal razão não há uma classificação final do torneio, nem se apontam o melhor jogador, nem marcador.

O objectivo principal do UEFA ASSIST é uma antecâmara na preparação para eventos de grande dimensão e a exemplo do mini-campeonato do mundo que precedem as Copas do Mundo da FIFA em seniores, servindo de teste às equipas e aos organizadores.

A primeira edição do certame antecedeu o CAN de Sub-17 e permitiu aos “Palanquinhas” defrontar seleções mais experientes, como a da Nigéria.

Nesta segunda edição do UEFA ASSIST, Angola jogou contra Camarões, Escócia e Paraguai, com o saldo respectivamente de vitória, derrota e empate. Angola marcou 3 golos e também sofreu 3 golos. Estiveram ainda no torneio as selecções jovens da Nigéria, Senegal, Turquia e Uruguai.

Em todos os jogos, o Seleccionador Nacional, Pedro Gonçalves, visou dar minutos de acção ao grupo inteiro, ao mesmo tempo que avaliava as suas prestações, face à aproximação da convocação final para o Campeonato do Mundo, no Brasil, a partir do dia 25 de Outubro.

Finda a etapa de pre-selecção, a convocatória oficial da Selecção Sub-17 para o Mundial será anunciada a 4 de Outubro, em Luanda, na mesma altura em que se concentram os convocados e é preparado o embarque para o mini-estágio pré-competitivo, já no Brasil.

Como será notório, virão integrar o plantel aqueles jogadores que já actuam em equipas de emblemas a competir na primeira divisão, assim como aqueles que virão directamente da diáspora.

O que ressalta ainda do torneio UEFA ASSIST é que serviu para se aquilatar as competências dos nossos melhores atletas juvenis, ao mesmo tempo que proporcionou à equipa técnica nacional e atletas, a oportunidade de conhecer os estilos similares de jogo dos próximos adversários de Angola no Mundial (Brasil, Canadá e Nova Zelândia).

OUTROS DADOS

Nesta nova era da Área técnica da FAF, a Direcção Técnica tem um paradigma para o processo de restruturação e desenvolvimento do futebol jovem. Nesta conformidade já se trabalha com uma selecção da geração de 2003 e 2004, que vão representar Angola na COSAFA, em Outubro.

Esses atletas que apelidamos do futuro vão ter uma margem maior para a sua progressão, de modo a permitir que tenham pelo menos 2 anos de competição ao nível das seleções que houver de cada escalão. Apesar de ser um processo aberto, o mesmo vai criar rotinas e bases mais alargadas para a escolha e selecção dos meninos.

Estão na forja da DT, acções conjuntas com os vários intervenientes no processo do Futebol, como forma de se tornar mais abrangente este processo, de modos que oportunamente se fará a apresentação desta agenda, visando a sua implementação e posterior concretização.

Essas acções pontuais têm como objectivo projectar e alavancar de forma sustentada um Plano-Programa/Projecto que seja exequível e contextualizado à nossa realidade fortemente condicionada.

É de recordar que ainda este ano, para alem do Mundial FIFA Sub-17, no Brasil, Angola vai participar com os seus Sub-16 no torneio da COSAFA S-17, no Malawi, e no torneio COSAFA S-20, na Zambia, portanto entre Outubro e Dezembro.

Em todas estas ocasiões, a gestão do plantel jovem do futebol nacional será uma preocupação, para os atletas em final de ciclo no futebol jovem e, também, para ajustamento daqueles que precisam de fazer uma transição segura e sem queimarem etapas.