Liga de Clubes: Criação da Liga reúne FAF, clubes e consultores FIFA

 

A Federação Angolana de Futebol, levou a cabo hoje (sexta-feira 20.08) uma reunião via zoom, que teve como propósito apresentação dos pressupostos para constituição de uma liga autónoma de Futebol em Angola, com o consultor FIFA. Pedro Correia.

Durante a sua dissertação aos Presidentes dos Clubes do Girabola representantes para a constituição da Liga, o Consultor FIFA detalhou ao pormenor os pressupostos para a sua criação, que passam por uma boa governança (gestão da competição, comercialização da mesma, para gerar receitas).

Não deixou no entanto de enfatizar que toda esta envolvência pressupõe igualmente uma organização profissionalizada, que requer uma definição e um plano com critérios, alinhada a comunicação com todas as partes interessadas quer da Federação como da Liga.

Em guisa de conclusão os participantes acordaram realizar nos próximos dias uma reunião com a Federação para esboçar ideias convergentes, a serem apresentadas aquando da vinda do Consultor FIFA prevista para breve.

Participaram do encontro o Presidente de Direcção da FAF que orientou o mesmo Artur Almeida e Silva, o Coordenador das equipas no Girabola Alves Simões, os Presidentes dos Clubes Petro de Luanda, Académica do Lobito, Inter Clube, Recreativo do Libolo e Williete de Benguela nomeadamente: (Tomas Faria, Luís Borges, Alexandre Canelas, Luís Mariano e Wilson Faria), bem como responsáveis da Federação e altos funcionários da FIFA respectivamente Solomon Mudege e David Fani’s.