Selecções: Direcção Técnica Nacional vislumbra novas estratégias

This slideshow requires JavaScript.

Com o intuito de reformular a Direcção Técnica da Federação Angolana de Futebol, está no nosso país, para uma visita de três dias, o Consultor FIFA Serame Letsoaka, de nacionalidade Sul-africana.

O propósito desta reformulação tem que ver com a criação de estratégias e planos de trabalho para o desenvolvimento do futebol, bem como os termos de apoio que a direcção técnica necessita.

No encontro mantido com a direcção da Federação, tendo a testa o Presidente Artur Almeida e Silva nesta (terça-feira 15.02), o Consultor Letsoaka, falou da necessidade e a importância da massificação do futebol jovem dos 6 aos 11 anos e ao mesmo tempo criarem-se competições regulares no escalão etário dos 12 aos 16 anos em ambos sexos.

Segundo o Consultor, para esses escalões e para se evitarem custos para a Federação, a predominância deve recair a responsáveis que possam acumular funções por exemplo: ser treinador e professor e que conheçam melhor o desenvolvimento das crianças e possam também detectar talentos, não apenas nos grandes centros urbanos, em virtude de muitos deles encontrarem-se nos locais mais recônditos do país.

Quanto as competições, a Direcção Técnica deverá apresentar e ou encontrar mecanismos que possam angariar apoios para a realização das mesmas.  Sobre os prémios, disse que estes não poderão ser monetários, mas sim simbólicos, sendo troféus e outros.

A terminar, o Consultor garantiu que em breve a formação de treinadores ou monitores para este ciclo será retomado, bem como para a obtenção das credenciais ou licenças A e B. Igualmente anunciou que há mais de oito cursos para o futebol feminino e muitos deles fora do país, deste modo, Angola pode aproveitar esta oportunidade.

Em resposta o Presidente Artur disse que a sua presença no país é positiva na medida que vai alavancar a Direcção Técnica da Federação.