Em 2024, Angola surpreendeu na Copa Africana de Nações e deu motivos para seu alegre povo sorrir com o futebol.
Angola acaba de fazer sua melhor campanha na história da CAN, a Copa Africana de Nações: venceu um jogo de mata-mata pela primeira vez, passou pelos oitavos-de-final e chegou aos quartos de final. Mesmo caindo diante da Nigéria, a seleção mostrou muita garra na derrota por 1 a 0 e, agora, se permite sonhar alto e quer superar as adversidades nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 26.
O país disputou o Mundial uma única vez até hoje, em 2006, e nunca saiu vitorioso de uma partida. Mas sofreu somente uma derrota nos três jogos que disputou: 1 a 0 contra a Selecção de Portugal treinada por Luiz Felipe Scolari, o brasileiro Felipão.
Naquele ano, o sonho do povo angolano no futebol caiu diante dos portugueses em um confronto de rivalidade histórica entre duas sociedades.
Quis o destino que Angola voltasse a sonhar quase duas décadas depois, em 2024, sob o comando de um treinador português: o técnico Pedro Gonçalves nasceu na região de Lisboa, mas se tornou parcialmente angolano e foi abraçado pelo povo do país ao longo dos últimos nove anos.
Com ele, bons atletas ganharam confiança e um apoio popular praticamente inédito.
O desafio é gigante, mas as ruas agora acreditam no Palancas Negras.