Dr. MOTSEPE SATISFEITO COM O SEU “TOUR” ATLÂNTICO EM “PORTUGUÊS” (15.04.2024)

créditos: CAF

O Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Dr. Patrice Motsepe, visitou Angola, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Marrocos, onde inaugurou o AFCON de Futsal antes de visitar Angola.

O Presidente da República de Angola, SE João Gonçalves Lourenço, recebeu o Presidente da Confederação Africana de Futebol, Dr. Patrice Motsepe, tendo no essencial exprimido ambos o interesse e a motivação em materializar as aspirações desportivas das duas partes. Enquanto Angola aspira a melhorar o panorama geral do
Futebol, a CAF está a promover um valor acrescentado por via da parceria com o sector empresarial para alavancar sonhos maiores do futebol dos países lusófonos.

Ainda em Angola, o Dr. Motsepe teve a oportunidade de expandir a mensagem de fomento do Futebol até às dezoito províncias de Angola, presentes no encontro que o Presidente da CAF manteve com os accionistas (stakeholders) do Futebol angolano, nomeadamente as Associações Provinciais de Futebol (APF), os Clubes com gabarito nacional, as Escolas de Formação, as Associações de Classe e o os Parceiros do Sector Empresarial.

Durante o périplo que realizou, o Dr. Patrice Motsepe reuniu-se, além do Presidente João Lourenço de Angola, também com o Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo da Guiné Equatorial, o Presidente Umaro Sissoco Embaló da Guiné-Bissau e o Presidente Carlos Vila Nova de São Tomé e Príncipe.

O Presidente da CAF, Dr. Patrice Motsepe, disse no final do “tour”: «Estou grato aos governos de Angola, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Marrocos pela sua cooperação e apoio.

«Estou também grato ao Presidente João Lourenço de Angola, ao Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo da Guiné Equatorial, ao Presidente Umaro Sissoco Embaló da Guiné-Bissau e ao Presidente Carlos Vila Nova de São Tomé e Príncipe pelo seu empenho e contribuição para o desenvolvimento e crescimento do futebol. nos seus países e no continente africano.

«As reuniões que tive com estes Chefes de Estado e os seus Ministros do Desporto, bem como com o sector privado e as empresas dos seus países, encheram-me de optimismo e confiança para a melhoria contínua e a competitividade global do futebol nestes países amantes do futebol.

«Investir em Academias Juvenis para Rapazes e Raparigas, infra-estruturas de futebol e garantir que cada país de África tenha pelo menos um estádio que cumpra os padrões da CAF e da FIFA é um objectivo importante para colocar o futebol africano entre os melhores do mundo.

«Estou também satisfeito com o bom trabalho que os Presidentes e a Liderança do Futebol destes países estão a realizar. Fiquei muito feliz com a infra-estrutura e instalações de classe mundial para o Futsal que observei em Rabat durante o jogo de abertura da Taça das Nações Africanas de Futsal CAF TotalEnergies (“AFCON”) Marrocos 2024, na quinta-feira, 11 de Abril de 2024.»

O Presidente Motsepe foi acompanhado pelo Secretário Geral da CAF, Véron Mosengo-Omba, durante a sua visita aos países da Lusofonia, exceptuando a Cabo-Verde e a Moçambique, visitados em outras ocasiões.

O Presidente da CAF realizará uma reunião presencial do Comité Executivo da CAF (“EXCO”) em Rabat, Marrocos, na sexta-feira, 19 de abril.