Workshop da FAF sobre a Plataforma CLOP concluído com êxito (10.05.2024)

Está concluído o workshop sobre o novo sistema de licenciamento de clubes que deve ser implementado em todas as APFs a partir desta época de 2024/25, constituindo uma inovação no sistema de competições de futebol em Angola e também na região. Foi a segunda etapa do processo que teve início no ano passado, no Lubango, com o lançamento da Plataforma CLOP na região, que contou com a participação de representantes das federações da COSAFA (Confederação das Federações de futebol da África Austral), para além das APFs e Clubes angolanos.

A Plataforma CLOP é destinada ao licenciamento online de Clubes lançado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) lançado em 2022 e que constitui um sistema de ferramentas electrónicas para gerir o processo de licenciamento e inspecção de estádios para provas nacionais e continentais, assim como para o licenciamento de Clubes para competições nacionais e continentais, sendo electrónico, online e totalmente automatizado, o que previne o cometimento de erros.

Assim sendo, o CLOP trata-se de duas estruturas independentes das Federações que vão exercer o papel de fiscalizadoras, em primeira e segunda instâncias, com vista a dar o aval a todos os dados que os clubes inserirem na plataforma com a sigla CLOP.

Recorda-se que, na sessão do Lubango, o Presidente da FAF, Artur Silva, havia declarado que, com o CLOP, “Vamos evitar a adulteração de idades e fraudes relativas a alguma documentação. Estamos a entrar numa nova Era sendo necessário que estejamos todos preparados para os desafios do Futebol nos tempos modernos.”

O Sistema CLOP emparceira com o Sistema FIFA conect da Federação Internacional, simplificando e homologando os dados mundialmente.