ANGOLA embarca para a Taça COSAFA’2024, em Port Elizabeth (África do Sul), no dia 24 de Junho. A competição realiza-se entre 26 de Junho e 7 de Julho, num clima semi-invernal (21ºC-15ºC) naquela paragem do Índico.
O Seleccionador Nacional dos Angolanos, prof. Pedro Gonçalves, considera que «Interpretamos a Taça COSAFA como um espaço competitivo óptimo para potenciar os nossos jovens talentos que integram o espaço da seleção de Honras (AA).
«Alguns desses jogadores ainda não tiveram oportunidade de se estrear pela seleção principal e outros ainda procuram ganhar estofo e consistência neste nível de exigência. Terão a oportunidade de revelar as suas competências e adquirir experiência competitiva que perspectivamos nos dêem mais argumentos da sua afirmação.
«Ganhar cada jogo está inerente sempre que Angola entrar em campo, contudo o principal objetivo será ganhar jogadores com competências para o alto nível de exigência, cada vez mais comprometidos com Angola», defende o seleccionador nacional, prof. Pedro Gonçalves, para a Taça COSAFA.
Os jogos de grupos serão disputados de 26 de junho a 3 de julho, com as semifinais em 5 de julho e a final e o play-off do terceiro lugar, dois dias depois.
O formato propicia a cada equipa uma série, no mínimo, de três partidas e, no máximo, de cinco (aos quatro semi-finalistas).
O sorteio 2024 destas 12 seleções das Zona VI do CSSA (Conselho Desportivo da África) coloca de novo os dois vizinhos juntos (África do Sul e Botswana), pelo nono torneio consecutivo, com o Botswana ainda sem vencer nenhum dos 12 jogos passados.
Moçambique e Eswatini vão animar a contenda principal naquele que será certamente um Grupo A muito disputado.
A Zâmbia, sete vezes campeã regional, tentará o primeiro “Tri” consecutivo da Copa COSAFA, que precisa de passar, primeiro, pelos contendores, Zimbabwe e Comores, durante a fase de grupos. Falta confirmar qual país será o quarto “team” deste grupo.
O Lesotho, vice-campeão em 2023, está no Grupo C, juntamente com a tricampeã Angola, a Namíbia, campeã de 2015, e as Seychelles. O “Vice” irá sofrer forte desafio desses três países, sobretudo os dois primeiros.
Os jogos de grupos serão disputados de 26 de junho a 3 de julho, com as semifinais em 5 de julho e a final e o play-off do terceiro lugar a serem realizados dois dias depois.
A Zâmbia está no topo da lista de mais vezes campeão da COSAFA, com sete taças. Seguem-se o Zimbabwe (seis), África do Sul (cinco), Angola (três) e Namíbia (uma).
Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, foram finalistas duas vezes, em que perderam. O Senegal, duas vezes convidado, é o único outro país a chegar à taça, mas, em 2021, perdeu com a África do Sul.
SORTEIO DA COPA COSAFA 2024
GRUPO A
África do Sul
Moçambique
Essuatíni
Botsuana
GRUPO B
Zâmbia
Quénia
Comores
Zimbabué
GRUPO C
Angola
Namíbia
Lesoto
Seicheles
Todos os jogos da Copa COSAFA deste ano serão transmitidos ao vivo pelo FIFA+ e haverá cobertura em todos os nossos meios e plataformas de mídia social:
❖ Acompanhe os jogos ao vivo no FIFA+: www.fifa.com/fifaplus
❖ Acesse nosso site: www.cosafa.com
❖ Acesse nosso canal no YouTube: www.youtube.com/@COSAFAMedia
❖ Siga-nos no X: www.X.com/cosafamedia/
❖ Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/COSAFAMEDIA/
❖ Encontre-nos no Instagram: www.instagram.com/cosafafootball/
❖ Confira-nos no TikTok: www.tiktok.com/@cosafamedia/