Mensagem de Condolências da FAF pelo falecimento de Issa Hayatou (10.08.2024)

É com profundo pesar que a Federação Angolana de Futebol (FAF) recebeu a notícia do falecimento de Issa Hayatou, uma figura incontornável do futebol africano e mundial. Nascido à 9 de agosto de 1946, em Camarões, Issa Hayatou dedicou a sua vida ao desporto, actuando como atleta, executivo e administrador de futebol, deixa um legado imensurável.

Como Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF) de 1988 a 2017, Hayatou foi um pilar fundamental no desenvolvimento e crescimento do futebol no continente africano. Sob a sua liderança, a CAF viu a expansão das competições e o fortalecimento do futebol africano a nível global. Em 2016, ele assumiu também a responsabilidade de liderar a FIFA de forma interina, durante um período crítico para a entidade máxima do futebol.

O seu compromisso com o desporto foi ainda reconhecido a nível olímpico, como membro do Comité Olímpico Internacional (COI), demonstrando a sua influência e dedicação em prol do desenvolvimento desportivo além do futebol.

Issa Hayatou foi um visionário que sempre acreditou no potencial do futebol africano, lutou para que o nosso continente fosse devidamente representado e respeitado no cenário mundial. A sua perda será profundamente sentida em toda a comunidade desportiva.

Neste momento de dor, a Federação Angolana de Futebol manifesta as suas mais sinceras condolências à família de Issa Hayatou, ao povo camaronês, à CAF e à todos os que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar com este grande líder. Que a sua alma descanse em paz e que o seu legado continue a inspirar futuras gerações no futebol africano e mundial.

Federação Angolana de Futebol -Servir o futebol e a Nação