CAN 2019: Angola vence Burkina Faso por 2-1 e volta a depender de si

 

A inspiração e eficácia do capitão Mateus Galiano contribuiu decisivamente na luta dos “Palancas Negras” pela qualificação ao Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN2019), nos Camarões, ao triunfar sobre os “Etalons” do Burkina Faso, por 2-1, em jogo da quinta jornada do grupo I de apuramento da prova, disputado no Estádio 11 de Novembro.

Num desafio pautado pelo atrevimento “madrugador” dos visitantes, que tentaram visar o reduto caseiro, o referido jogador angolano marcou aos 45 e 56 minutos na sequência de dois cruzamentos de Gelson Dala, enquanto Dayo, aos 68 minutos, anotou o tento de honra dos burkinabes.  

Inicialmente, o adversário fez a bola embater na trave da baliza do anfitrião, em sinal de que avizinhava-se uma tarefa difícil e o redobrar das cautelas por parte dos comandados do treinador Serdan Vasilevic, mesmo actuando no seu “bastião” e apoiado pelo público.               

Decorridos 15, maior ascendente da selecção nacional que atinge com frequência e algum perigo ao reduto defensivo dos estrangeiros. O guarda-redes Landu é obrigado a uma defesa arrojada, para safar o remate forte de Pitroipa. Mais uma vez, os burkinabes tentam surpreender os defesas angolanos, aos 30.

Desta, em virtude de maior objectividade, Mateus inaugura para a representação de Angola, sem hipóteses ao guardião oponente, levando ao delírio os cerca de 30 mil espectadores nas bancadas do campo, trajados maioritariamente com as cores (vermelho, amarelo e preta) da bandeira do país.

Mateus Galiano voltou a fazer o “gosto ao pé” no minuto 56, com uma autêntica cópia da primeira violação a rede contrária, recebendo os devidos aplausos dos adeptos, numa tarde de grande inspiração e eficácia na finalização das oportunidades que teve.             

Aos 60, Gelson, em posição privilegiada, foi incapaz de bater o guarda-redes Herve Koffi, quando todos esperavam pelo gesto positivo do avançado.

O capitão e marcador angolano é rendido por Geraldo, aos 65, observando-se a ovação dos apoiantes, em forma de agradecimento pelo seu grande desempenho no retângulo de jogo.

Numa situação de certa distração dos defesas angolanos, o Burkina Faso  marca o golo de honra, para o desalento e emudecimento por completo dos aficionados do país, ressuscitando a pequena claque estrangeira numa das alas das bancadas. 

Com este resultado, Angola soma nove pontos, mais dois que os burkinabes, e decidirá presença no próximo CAN no último jogo diante do Botswana, em Março de 2019.

A Mauritânia, que defrontou e venceu o Botswana, tem doze pontos e se apurou para o CAN 2019. O Botswana ocupa a quarta e última posição do grupo com um ponto. Na última jornada, o Burkina Faso joga com a Mauritânia.

Uma vitória de Angola no reduto do Botswana apura os palancas ao CAN