Destaque: Jovem promessa do 1º de Agosto está a testar no Manchester United

 

A jovem promessa do 1º de Agosto, o extremo direito Zito Luvumbo, de 16 anos, testa a partir desta segunda feira dia 25 de Fevereiro, às 10h00, no estádio de Old Trafford, na equipa do Manchester United da Inglaterra, após ser sondado pelos “olheiros” do clube inglês, através do scouting que fazem em África. O jogador viajou no domingo para aquele país europeu, com o objectivo de testar na academia de um dos clubes mais populares e bem-sucedidos do velho continente, que tem as suas atenções viradas para África.
 É  a primeira vez que o 1º de Agosto coloca um jogador formado na Academia 4 de Abril directamente a testar num clube de tamanha dimensão e espera que o vínculo se torne realidade nos próximos dias. De acordo com o clube militar, o atleta que sempre apresentou bons indicadores é dedicado ao trabalho, joga na posição de extremo direito e em entrevista exclusiva a TV online daquela agremiação desportiva, manifestou a sua satisfação e ambição em merecer esta oportunidade. 
“Agradeço pelas condições disponíveis na academia e prometo com humildade dar o melhor de mim, para conseguir uma vaga no clube inglês e na sequência, representar dignamente o nome do1º de Agosto e os angolanos em geral”, disse o jovem jogador, que ambiciona realizar o sonho de vestir a camisola dos red devils (diabos vermelhos).

O coordenador, Artur Correia, revelou como aconteceu o interesse do gigante europeu na jovem promessa do 1º de Agosto. “Aproveitamos a oportunidade, não fomos nós que levámos o Zito ao Manchester United, eles é que manifestaram o interesse em trabalhar com o Zito e o clube aceitou até mesmo para o bem do atleta. A proposta chegou-nos por intermédio do “scouting” do clube inglês; vieram pela primeira vez, fizemos alguns acertos, a segunda vez a direcção decidiu que levar o atleta seria a melhor opção.

O facto de ter apenas 17 anos impede Zito de assinar um contrato profissional e a sua condição de menor de idade e nacionalidade não-europeia também complicam. Assim, os três grandes em Portugal podem ter vantagem para receber o angolano já que a solução pode passar por assinar um contrato e ser emprestado para um clube fora da Ingleterra para facilitar sua transição  para Europa.

O jovem jogador esteve presente no Campeonato Sub-17 e Sub-20 da COSAFA no ano passado e foi um grande destaque para Angola em ambas as competições. Ele levou o time ao título na categoria Sub-17, marcando três gols na competição e foi nomeado Jogador do Torneio. O Atleta também conquistou o terceiro lugar com a Selecção Sub-20 no torneio da COSAVA para esta categoria.

Zito tem sido considera pelos olheiros como a maior esperança do futebol de Angola e conquistou a atenção de grandes clubes europeus, entre eles os três grandes de Portugal: Benfica, Sporting e FC Porto.

É a primeira vez que um jogador formado na Academia 4 de Abril testa num clube desta dimensão, mas não é um caso inédito no futebol nacional.

Em 2008, durante a participação de Angola no Campeonato Africano, decorrido no Ghana, o atleta Manucho Gonçalves assinou um contrato por três anos com o “gigante” da Inglaterra, tendo sido depois emprestado ao Panathinaikos da Grécia.

O jogador, formado na Escola “Flaminguinhos”, em Luanda, evoluiu em seguida em vários clubes daquele país do velho continente, com destaque para o Hull City, também da primeira divisão.

Mais tarde rumou para a Espanha, onde, entre outros, alinhou pelo Valladolid da primeira divisão local.

O segundo melhor marcador do CAN do Ghana em 2008, com 4 golos, menos um que o bota de ouro, o camaronês Samuel Etoo, joga actualmente pelo Unión Esportiva Cornellà, da segunda divisão B de Espanha.