CAN 2019: Angola vence em Francistown e confirma oitava presença num CAN

 

Num jogo em que só a vitória interessava aos angolanos, os Palancas entraram dispostos a ganhar e ao minuto 21, Wilson Eduardo escreveu o seu nome na história do futebol nacional ao marcar no seu primeiro jodo de sempre pela Selecção de Angola. Wilson aproveitou uma ressaca de bola na pequena área e rematou certeiro para um golo que vale o regresso dos Palancas Negras ao maior escalão do futebol continental, após ausências nas edições de 2015 na Guiné Equatorial e 2017 no Gabão.

A vitória em Francistown eleva Angola para a primeira posição do grupo I com 12 pontos, os mesmos que a Mauritânia, em segundo. O Burkina Faso ficou em terceiro com 10 pontos, enquanto a Mauritânia terminou na última posição, com apenas um. 

A primeira participação numa fase final de um CAN foi em 1996 na África do Sul, sob comando do falecido treinador Carlos Alhinho. Nesse ano, Angola ficou em último no grupo A, com um ponto, tendo perdido com Egipto (1-2) e África do Sul (0-1) e empatado com os Camarões (3-3).

Já no Burkina Faso, em 1998, Angola foi terceira no seu grupo (C), com dois pontos, atrás da Costa do Marfim, da África do Sul e a frente da Namíbia. Nesta edição, os Palancas Negras empataram com a África do Sul (0-0), Namíbia (3-3) e perderam com a Cote d’Ivoire, por 2-5.

Sub comando do angolano Oliveira Gonçalves, em 2006 os angolanos, viram sua Selecção se apurar para o CAN e qualificar-se pela primeira vez a num Mundial de futebol (Alemanha).

Neste regresso, Angola terminou em terceiro no grupo B, com quatro pontos, prova decorrida no Egipto. Perdeu com os Camarões, por 1-3, empatou com a RDC a zero e venceu o Togo, por 3-2, a sua primeira vitória numa fase final.  

Em 2008, no Gana, os Palancas Negras passaram, pela primeira vez, da fase de grupos, ao ficarem em segundo no grupo D, com cinco pontos, os mesmos da Tunísia, em primeiro. Nesta prova, Angola começou por empatar com a África do Sul, a um golo, venceu o Senegal, por 3-1, e empatou com a Tunísia, a zero. Nos quartos-de-final, a formação angolana foi eliminada pelos egípcios, por 2-1.

Em 2010, prova que o país acolheu, Angola voltou a atingir os quartos-de-final, ao terminar na primeira posição do grupo A, com cinco pontos. Começou por empatar com o Mali a quatro golos, pepois venceram o Malawi, por 2-0, e empataram com a Argélia a zero. Na fase seguinte foram afastados pelo Gana, por 1-0.

Em 2012, na Guiné Equatorial e Gabão, a selecção nacional não passou da fase de grupos (B), ao terminar na terceira posição, com quatro pontos. Venceu o Burkina Faso, por 2-1, empatou com o Sudão a dois golos, e perdeu com a Cote d’Ivoire, por 2-0.

Já em 2013, na África do Sul, Angola ficou em último do grupo (A), com um ponto. Perdeu com os anfitriões (2-0), empatou com Marrocos e perdeu com Cabo Verde (2-1).

Depois de falhar as duas últimas edições, em 2015, na Guiné Equatorial, e 2017, no Gabão, Angola garantiu a sua oitava presença, na prova a decorrer no Egipto, de 21 de Junho a 19 de Julho de 2019.

 

AP