CAN 2019: Gelson Dala e Mateus Galiano desfalcam os Palancas em Botswana

O Seleccionador Nacional Srdjan Vasiljevic apresentou nesta sexta feira 15 de Março, em conferência de imprensa no Hotel Samba, a lista de jogadores seleccionados para o jogo contra Botswana, última partida do grupo D, de apuramento ao CAN 2019, que o Egipto vai acolher.

Numa lista de 29 convocados, destacam-se Gelson Dala e Mateus Galiano, jogadores indisponíveis, um por estar lesionado e outro por acumulação de cartões.

O Seleccionador começou por explicar a situação do Gelson, dizendo que este está lesionado desde Janeiro e que infelizmente, apesar do esforço, não estará com o rítimo desejado para jogar. O mesmo acontece com Clinton Da Mata que está com uma lesão muscular, o Paizo é outra baixa, assim como Macaia e Nelson da Luz. “Esse é um problema porque não teremos o quadro de jogadores que sempre tivemos no percurso do apuramento. Nunca tivemos o número de problemas que temos agora, mas isso não significa que estamos mais fracos”.

Questionado sobre a presença de jogadores condicionados na convocatória, o treinador respondeu dizendo que a convocatória foi feita ha dez dias, obedecendo as exigências da FIFA. Estivemos o tempo todo em contacto com os clubes e médicos, acompanhando a evolução clínica dos atletas.

Sobre se haverá outra convocatória para substituir os atletas condicionados, Srdjan Vasiljevic lembrou que a convocatória tem 29 jogadores exactamente para prevenir que houvesse uma chamada de última hora. Explicou que a presença dos condicionados é propositada porque fazem parte do grupo de trabalha que começou o apuramento e para esse último jogo, não justificava que fossem deixados de parte por não estarem aptos fisicamente.

Organização

Dr. Adão Costa, disse que em termos organizativos, a FAF tem feito tudo para que não falte nada, aos jogadores e a equipa técnica, mesmo em condições difíceis. A Federação está a preparar o jogo ha três meses e tem duas equipas a preparar o jogo. Nesse momento há uma equipa a trabalhar em Botswana.

Felizmente a Selecção sai de Angola no dia 20, num avião fretado. Foram criadas condições para que todos os jogadores saiam juntos de Luanda, pelo que não se espera que algum dos jogadores viaje de outro ponto, senão Luanda.

Pedimos que todos os Angolanos de Cabinda ao Cunene acreditem na Selecção. Temos recebido muitos apoios e agradecemos profundamente. prometemos trazer alegria para o povo angolano.

Wilson Eduardo

Questionado sobre Wilson Eduardo, o Vice Presidente Adão Costa explicou que apesar de ter perdido o pai, tanto o jogador, como a mãe e sua família estão motivados para que sua estreia aconteça nesse jogo (o pai do Wilson foi a enterrar hoje sexta feira 15 de Março, momentos antes da conferência de Imprensa). “É um senhor que sempre manifestou o desejo de ver o filho jogar pela Selecção e é esse desejo que motiva o Wilson e a sua a família”, disse o Vice Presidente.

Sobre Mateus Galiano, Vice Adão explicou que apesar de estar impedido de jogar por acumulação de cartões, Mateus é o nosso capitão e é nessa condição que foi chamado.

Convocatória