Mundial 2022: Sorteio preliminar coloca Angola vs Gâmbia

 

O sorteio preliminar do Mundial de Futebol de 2022 a decorrer no Catar, realizada na segunda-feira, 29 de julho de 2019, colocou Angola vs Gâmbia para a fase preliminar de acesso à fase de grupos de qualificação.

Os jogos serão realizados entre os dias 2 e 10 de Setembro com a primeira “mão” em Banjul e a segunda em Luanda.

Desta pré-eliminatória sairão as 14 selecções vencedoras, que se juntarão aos 26 combinados nacionais isentos da primeira fase, que serão sorteados para a fase de grupos.

Ao todo serão 40 selecções que disputarão a segunda fase de qualificação ao Mundial de 2022, divididas em 10 grupos de quatro selecções cada, onde se defrontam durante seis jornadas (casa e fora). O sorteio será feito a partir de quatro potes, separados em função do ranking da FIFA.

Na segunda etapa serão apuradas apenas as primeiras classificadas de cada grupo para a última eliminatória, onde os jogos serão disputados no sistema de eliminatória única em duas mãos.

O sorteio desses jogos será feito com base em dois potes, em que no primeiro vão ficar as cinco melhores classificadas do ranking da FIFA e as restantes no segundo pote (a primeira mão será jogada em casa da selecção menos cotada).

Os vencedores destes jogos ganharão o direito de representar o continente africano no Campeonato do Mundo do Catar, a ter lugar entre os dias 21 de Novembro e 19 de Dezembro de 2022.

A FIFA deixou que cada confederação continental decidisse o formato das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2022 e estabelecesse a sua própria data para o sorteio das eliminatórias.