Mundial Sub17: Angola entra de pé direito

 

This slideshow requires JavaScript.

Foto: GUETTY
 

A Selecção Sub-17 de Angola somou 3 pontos na primeira jornada do Campeonato do Mundo de futebol juvenil, vencendo à Nova Zelândia por 2 a 1, a contar para o Grupo A.

Zini marcou cedo (6 min) o primeiro golo, finalizando de cabeça um centro para a área, ao passo que Garbett viria a empatar no recomeço do jogo (54 min), para os campeões da Oceânia. Mas a última palavra seria dos PALANQUINHAS, quando Pablo cabeceou para um corte imperfeito de Bakr, que terminou em auto-golo, dando a vitória a Angola.

Os “PALANQUINHAS” voltam a jogar dia 29, contra o Canadá. E dia 1 de Novembro, contra o Brasil, encerrando a fase de grupos.

Agora, Brasil (+3) e Angola (+1), por esta ordem em função desse goal-average, 3 pontos cada, comandam o Grupo A. Na inauguração do campeonato, ainda no “Bezerrão”, a contar igualmente para o grupo A, o Brasil havia vencido o Canadá por 4 a 1.

No site da FIFA, pode-se ler o seguinte acerca dos “PALANQUINHAS”: “A partida de estreia de Angola na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA transformou-se na sua primeira vitória em uma estreia nestes torneios, por 2 a 1, sobre a Nova Zelândia, no Estádio Bezerrão, no sábado à noite. Um golo de Zini aos seis minutos revigorou a seleção africana e eles foram capazes de superar o empate aos 54 minutos, dos “All Whites”, forçando um golo seis minutos depois.

“Foi uma noite marcante para as Palanquinhas em Brasília. O seu jogo explosivo pelos flancos e determinação distinguiu-lhes do seu oponente. O meio-campista Zini marcou o único golo creditado a Angola, enquanto o extremo Zito – que joga na ala direita – foi um pesadelo para os defesas da Nova Zelândia à medida que o tempo avançava.” 

Angola entrou com Geovani (12) na baliza; Gegê (19), Pablo (18), Afonso (15) e Tino (13) na defesa; Domingos (4), Pedro (14) e Beni (16) no meio; Capita (7), Zito (10) e Zini (20) no ataque.
 
Pedro foi substituido aos 45+2 por Maestro (3), Abdoul (11) entrou no lugar de Capita aos 82 minutos e David (9) entrou para o lugar de Zini aos 89 minutos. 
 
Está é a primeira vitória duma Selecção sub-17 de Angola em Mundiais da FIFA, e o golo de Zini é o primeiro golo da história das Selecções Sub-17, numa fase final de um Mundial.
 

Alinhamento das equipas

Próxima Jornada

 
 Angola – Canada  (Brasilia/Gama, 21:00 de Luanda)
 
  Brazil – New Zealand  (Brasilia/Gama, 00:00 de Luanda)
 
 

Veja aqui a galeria de fotos