Mundial Sub17: Começam hoje os jogos a eliminar

Copyright Notice FIFA/Gettyimages/U-17WC

 

Começam hoje (05.11) os jogos a eliminar do Campeonato do Mundo de futebol juvenil, a decorrer no Brasil.

A Selecção de Angola vai disputar com a sua congénere da República da Coreia a primeira vaga nos quartos-de-final. E quatro horas depois, Japão e México defrontam-se para o vencedor fechar o emparceiramento.

PALANQUINHAS e Diabos Vermelhos defrontam-se ao final da tarde, quando forem 16:30 (4 horas mais tarde no nosso país).

A formação coreana é conhecida por um bloco defensivo baixo e coeso que obriga a flanqueamentos, pondo à prova o futebol vertical dos angolanos e a sua criatividade no ataque.

Bem adestrado no contra-ataque, o adversário vai exigir de nós muita cautela, recuperação e entre-ajuda. Quando se diz que uma equipa se avalia pela posse de bola, média de golos marcados e sofridos, a Selecção da Coreia vem da fase de apuramento com um balanço de números expressivos, 13-0 em 5 jogos, comparando com Angola.

Os Diabos Vermelhos apuraram-se para o Brasil sem sofrer um único golo em tempo regulamentar, já que só perderam aos penaltis com o Tadjiquistão. As coisas mudaram na fase de grupo no Brasil, com um número igual de tentos obtidos e sofridos (5-5), tal como os PALANQUINHAS (4-4), igualados em goal-average (0-0).

Na noite de ontem (04.11), após o jantar e concluindo ideias relevadas pouco antes da refeição durante um visionamento táctico para antecipar o jogo no plano teórico, o seleccionador Pedro Gonçalves, aproveitou o momento em que o capitão Gegé solicitava permissão para a equipa se levantar da mesa, para dizer-lhe, olhos nos olhos, que “amanhã (hoje, portanto) é para ganhar, e correr, correr, correr”, pedindo-lhe para transmitir esta mensagem aos companheiros.

Entre as praxes de disciplina no seio dos PALANQUINHAS realçam-se ainda a reza colectiva e de mãos dadas que precede cada refeição, a ida ao buffet por grupos, o rigor dos horários, a programação diferenciada das cores dos uniformes para atletas, técnicos e oficiais no estágio, no treino e no jogo, e a não-utilização de telemóveis à mesa, em reunião, prelecção, treino e após o toque de recolher para repouso total, invariávelmente às 21 horas, excepto após jogos nocturnos.

E isso torna os Angolanos numa das delegações mais curiosas e admiradas desta Copa do Mundo de juvenis.

 

Veja aqui a galeria de fotos