Modalidades: amor pelo futebol comunitário leva Dra Kanguimbu Ananaz ao Bairro Uíge

This slideshow requires JavaScript.

 

A Presidente da Comissão de Ética e FairPlay, da Federação Angolana de Futebol deslocou-se ao Bairro Uíge, na província de Luanda, para trabalhar com a comunidade local, a convite do Futebol Clube Desportivo do Bairro Uíge.

No pretérito sábado, 24 de Julho, proferiu uma palestra, com o tema: A Ética e FairPlay no desporto, e no domingo, 25 de Julho, foi assistir o jogo do Futebol Clube Desportivo do Bairro Uíge.

Questionada sobre o que lhe motivou a começar esse projecto com as comunidades, Kanguimbu Ananáz disse: “Tendo constatado ao nível dos bairros da Província de Luanda, vários jovens talentosos mas com défice, por falta de orientação artística, literária e desportiva, com algum desvio de comportamento, pensamos em congregar crianças, jovens e adultos no sentido de proporcionarmos momentos culturais nas distintas áreas, tais como: declamação de poesia, música, artes plásticas, teatro e desporto.

“A nossa missão é educar, orientar, formar e incutir aos jovens novas atitudes morais, cívico-patrióticas, tendo em conta o contexto histórico desportivo, no País. O nosso objectivo é desenvolver as competências e responsabilizá-los enquanto artistas ou desportistas, para boa conduta, respeito e amor ao próximo. Promover o Desporto como factor de Unidade Nacional, sem olhar para cor, raça, etnia, ou opção religiosa. Somos Angolanos, Somos Únicos”

Sobre o jogo de domingo, a Presidente da Comissão de Ética e FairPlay da FAF, disse que foi um espectáculo, dentro de um espectáculo: “No Domingo, fui assistir o jogo do Futebol Clube Desportivo do Bairro Uíge, com muito carinho e gostei de lá estar. O campo estava ao rubro com comentaristas competentes que usavam da palavra com muita categoria na língua Nacional Kikongp e Língua Oficial Portuguesa. Foi um espectáculo, um espectáculo bom de ser ver.”

Curiosamente, o jogo terminou empatado. Apesar de ter estado no Bairro Uíge, a pedido do Futebol Clube Desportivo do Bairro Uíge, que a convidou para ser madrinha do clube, Kanguimba Ananás gostou do jogo e do resultado final.

“O Futebol Clube Desportivo do Bairro Uíge endereçou-me o convite para ser madrinha do Clube. Enquanto Presidente da Comissão de Ética e Fair Play, da Federação Angolana de Futebol, aceitei sem olhar para atrás. Veio a calhar o convite.” “Tenho muito prazer de ser a madrinha desse Clube e vou levar essa mensagem ao Presidente Artur de Almeida e Silva. Ha muito potencial no Musseque e vamos continuar a apoiar jovens como o Rey Nilson (um dos responsáveis do Clube), que tem sido um grande impulsionador do futebol no Musseque”.

 

TRUMUNO

O jogo foi realizado no campo “Tribunal Supremo”. O FC Bairro Uíge contou com a presença do seu Presidente e Vice Presidente, Garcia Ndongala Soares e Nsimba Afonso Dongala, bem como Membros de Direcção (Alberto Pedro, Fernando Celestino Cano, Mbiavanga Soares e Vieira Bento Matunguila.

A Equipa Técnica era composta pelo Técnico Principal (Ndombele Garcia), Técnico Adjunto (Nzembo Zeferino), Preparador Físico (Makumole Tidi), Massagista (Martins Flávio),o Delegado de Mesa (Dedaldino Miranda) e o Secretário (Samuel Maurício).

A equipa treinada por Rey Nilson contou com os atletas Michel António, Elias Mutuale, Brandão Domingos, Rogério Cano, Sadam Cenas, Isaac Pinto, Caetano José, Mavacala Scalivo, Amarildo Paim, Kabango Destino, Dimuca Quingumba, Joseph Pedro, Eduardo Malanda, Guilherme Ngunza, Agostinho Carvalho, Domingos Manuel, Anderson Da Silva, Mayngui Quidimbo, Dongala Mimi, Veloso Notónio, Adilson Gunza, Mauro Dongala, João Manuel, Rodrigues Toneco.

Maria Manuela Cristina Ananás Pinto “Kanguimbu Ananaz” é uma figura bem conhecida pela sociedade angolana. 

Escritora, Psicóloga, Consultora Social, Mestre em Literatura, em Língua Portuguesa, e Docente Universitária, Kanguimbo Ananáz se destaca por trabalhar essencialmente com jovens de famílias desfavorecidas e com problemas de inserção na sociedade.