CAN’2023: CADA JOGO INICIA e TERMINA NO BALNEÁRIO

Nunca quanto agora o balneário fora tão importante no desporto de alto rendimento. O balneário é o recanto onde se prepara cada vitória e, no final, repousa cada resultado.

Com o desenvolvimento do marketing desportivo e da importância da reportagem televisionada, o balneário evoluiu da recolha intimista da equipa para, também, a exposição dos craques da bola fora do campo, mas dentro do jogo.

Modernamente, quatro horas antes do apito inicial, os kit managers das equipas chegam ao estádio para preparar o balneário. Com até 23 lugares personalizados, com assento, armário e cabide individuais, o balneário é preparado até ao mais pequeno detalhe.

Ao chegar ao estádio, cada atleta encontra o seu kit preparado, da camisola às chuteiras, postos no seu lugar, para se equipar. E numa mesa estão disponíveis bebidas (água, chá, café, sumos e energéticos) e sandes, bolos e frutos para antes, no intervalo e depois do jogo.

Televisores dispostos em vários âmgulos oferecem imagens do que se está a passar no relvado, entre outras, como por exemplo, imagens de referência táctica para os atletas visualizarem imagens que os técnicos lhes quiserem mostrar. Igualmente, há um quadro magnético amovível, com ímanes, canetas e apagador, para ilustrar disposições tácticas e fazer correcções.

O balneário inclui ainda áreas de gabinete para os treinadores, perímetro para aquecimento em área coberta e salas para massagem e imersão em água e gelo para recuperação muscular dos atletas. E completa o balneário uma área de duche também com sanitários.

O balneário é a casa temporária de cada equipa em dia de jogo.