Obituário: Domingos Inguila [1945-2024] (17.05.2024)

Morreu Domingos Inguila, figura emblemática do nosso Futebol e um dos primeiros jogadores profissionais que Angola teve, quando no final da década de 60 foi titular do Sport Lisboa e Benfica .

Domingos Inguila João nasceu na província do Zaire, a 6 de Outubro de 1945 e faleceu na madrugada desta sexta feira, 17 de Maio de 2024, com 79 anos, vitima de doença.

Foi tetra campeão de Angola pelo Atlético Sport Aviação “ASA”, de 1964 a 1967, antes de rumar para a Europa e jogar no emblema das “Águias” de Lisboa. No começo, seguiu as pézadas do seu pai jogando no clube ASES Futebol Clube de Ambrizete, um emblema do Bairro luandense do Sambizanga.

Na temporada de 1967/68, foi contratado pelo Sport Lisboa e Benfica e logo na sua estreia ganhou a titularidade como médio- trinco, e em 1971/72 rumou para Aveiro, a convite do clube Beira-Mar, onde jogou até 1976, no alvor da independência de Angola, que o atraiu para um regresso à pátria, já independente de Portugal.

Então, representou o Futebol Clube de Luanda. E dos relvados também abraçou a construção dos alicerces do novo Desporto angolano, tendo exercido vários cargos na extinta Secretaria de Estado da Educação Física e Desportos (SEEFD) de Angola, sob a direcção do secretário de estado, Rui Mingas, onde também se destacou como um dos impulsionadores dos Jogos de Amizade Angola-Cuba.

Assim, fez parte das primeiras seleções nacionais de futebol de Angola, em 1977 e 1978, tendo emparceirado com outros históricos do seu tempo, tais como Arménio, Carlos Alves, Carnaval, Chico Lopes, Dedé, Geovetti, Joaquim Dinis, Laurindo, Mateus César, Napoleão, Salviano, Santo António, Silva, Sílvio Vinhas.

Em 1978, com 33 anos de idade, pendurou as chuteiras. E iniciou a carreira de Treinador em 1981, formado pelo Instituto Superior de Cultura Física da Alemanha, fazendo mais tarde uma pós-graduação em Futebol, entre outros cursos que frequentou também no seu país. Participou em vários Seminários sobre o Futebol Juvenil.

Entretanto, em 1982, frequentou um longo estágio no Futebol Clube do Porto sobre a Metodologia do Treino e a Organização Desportiva.

Em 1983, foi Seleccionador Nacional de Futebol sénior e, em 1984, foi nomeado Coordenador das Selecções Nacionais de futebol de todos os escalões, na Federação Angolana de Futebol (FAF).

Em 1987, participou na conquista da primeira medalha de Prata do futebol Angolano, nos Terceiros Jogos da África Central realizados no Congo-Brazzaville.

Orientou equipas séniores de vários clubes angolanos, como o Desportivo da Chela, Progresso Associação do Sambizanga e Sporting Clube de Luanda.

Em 1994, a convite do Presidente, fundou o Núcleo Desportivo da Presidência da República de Angola.

Em 1997, foi co-fundador da Escola de Futebol da Samba, em Luanda. Integrou igualmente a Fundação Eduardo dos Santos (FESA), a fundação do seu clube efémero Santos e da Academia de Futebol de Angola (AFA).

Foi-se o homem e, dele, ficam os seus feitos.

Paz à sua alma.