FIFA inaugura em Luanda o Simpósio de Liderança Técnica e Desenvolvimento do Treinamento (23.07.2024)

FIFA inaugura em Luanda o Simpósio de Liderança Técnica e Desenvolvimento do Treinamento

O Presidente da Direcção da FAF, Artur Almeida e Silva, saudou mais esta iniciativa da FIFA em Angola, no intervalo de menos de uma semana. No passado dia 19 havia sido concluída em Luanda uma estreia o Programa FIFA para a Profissionalização e Gestão de Clube, a que assistiram os Presidentes e Vice-Presidentes, ou Secretários-Gerais/Directores-Gerais dos dezesseis emblemas primo-divisionarios de futebol de Angola.

Desta vez, no Hotel Intercontinental Miramar, em Luanda, a FIFA promove uma superação para treinadores-formadores nas respectivas federações, ministrado por técnicos da FIFA a responsáveis técnicos provenientes de 28 países.

Entre os prelectores e instrutores enviados pela FIFA destacam-se e Jamie Houchen (da Inglaterra), chefe do departamento de Liderança Técnica da FIFA; Belhassen Malouche (da Argélia), consultor técnico regional da FIFA, especialista técnico da FIFA e membro do Comité Técnico da CAF; e Jamal Fathi (do Marrocos), especialista técnico da FIFA, chefe do departamento de formação de treinadores da FRMF (Federação Real do Marrocos). Outros formadores da FIFA enviados a Luanda são Alistair Smith e Daniel Parnell (da Inglaterra), Giovani Fernandes (do Brasil), Bastien Venturi (da França) e Jose Gálvez (da Espanha).

Ao dar as boas-vindas e proferir as declarações oficiais de abertura, o Presidente da Direcção da Federação Angolana de Futebol ressaltou a fraternidade como um pilar do futebol, ao reunir em Luanda cidadãos de mais de meio mundo e em concreto, três continentes, com um mesmo propósito, que é o de servir bem o futebol e aprimorar os argumentos técnicos para isso.

Este seminário de intercâmbio de conhecimentos da FIFA para líderes de formação de treinadores tem como objectivos, designadamente, facilitar o conhecimento sobre o papel da pessoa responsável por liderar a formação de treinadores nas federações-membros. Explorar as funções de um departamento eficaz de formação de treinadores. Considerar as capacidades de liderança que apoiam a função. Trocar boas práticas, desafios e questões relacionadas com tópicos específicos da
educação em coaching nas regiões do respectivo país. Construir um plano de acção que acelere o impacto do desenvolvimento de treinadores na respectiva federação-membro.

O desenvolvimento de treinadores é um factor fundamental em todas as associações-membros. A FIFA considera essencial que o departamento de desenvolvimento técnico de cada federação tenha um responsável por essa área, sob a supervisão do director de desenvolvimento técnico.

O simpósio decorre até dia 26, no Intercontinental Miramar.