A reconquista da TAÇA COSAFA teve repercussão além-fronteiras e por merecida razão. Vinte anos depois, Angola recupera a coroa do futebol da região. E o facto de o seleccionador ser português reforça a razão para Federação Portuguesa renovar votos de simpatia com a sua congénere de Angola, felicitando a ambos.
O grande momento chegou para Angola após a vitória no jogo decisivo, diante da Namíbia, por 5-0, sendo igualmente a primeira vez na história da competição que uma equipa marcou cinco golos na final. E Angola é agora tetra-campeã da COSAFA, depois das conquistas em 1999, 2001 e 2004.
O Presidente da FPF, Fernando Gomes, declarou “Parabéns, Pedro! Parabéns, Angola!
“Felicito o Pedro Gonçalves pela conquista da Taça Cosafa, ao serviço de Angola. Esta conquista, 20 anos depois da última, trata-se de um momento histórico para todo o povo angolano, mas também para o futebol português que vê mais um treinador entrar na prestigiada galeria de técnicos portugueses campeões ao serviço de Seleções Nacionais, naquela que é, sem dúvida, mais uma prova da excelência e da competência revelada pelos técnicos lusos em todas as partes do mundo.
Com este feito, Pedro Gonçalves prestigiou o futebol e o desporto nacionais.
“Parabéns, Pedro! Parabéns, Angola!”, sublinhou o Presidente da FPF, arrematou Fernando Gomes.