Homenagem: Campeões do Mundo recebidos no Huambo em festa

 

Manifestações culturais e recreativas marcaram, na cidade do Huambo, a recepção da selecção nacional de futebol com muletas que sagrou-se campeã do mundo, a 5 novembro de 2018, na cidade mexicana de Guadalajara.

Após a cortesia protocolar, no aeroporto Albano Machado, e cumprimentos de boas-vindas das autoridades do governo da província, os campeões cumpriram a primeira etapa do programa, consubstanciada numa passeata até ao edifício sede do Governo, num percurso de três quilómetros.

Na sede do Governo da província a caravana foi homenageada pela governadora local, Joana Lina Cândido, com menções honrosas e um almoço de confraternização.

Na ocasião, a governadora disse que a conquista do campeonato do mundo constitui o maior presente do programa comemorativo aos 43 anos da Independência Nacional, assinalados no dia 11, referindo que este feito junta-se à bravura dos heróis da liberdade.

“Esta vitória, sobretudo nesta fase de festa para os angolanos, é qualquer coisa de extraordinário e que enche de orgulho todos os angolanos que estão dispostos a lutar para alcançar o bem comum” acrescentou.

Por sua vez, o presidente do Comité Paralimpico Angolano, Leonel da Rocha Pinto, disse que a conquista do mundial de futebol adaptado tem, de forma directa, a contribuição do Governo do Huambo, que, desde o primeiro momento, esteve com a selecção, além de ter dado cinco atletas campeões do mundo, que fazem a maioria da delegação.

O dirigente afirmou que o Comité Paralímpico Angolano vai apoiar mais esta selecção e, sobretudo, fomentar o futebol com muletas no país.

Em nome dos campeões do mundo, João das Dores Manuel Chiquete agradeceu o apoio que têm merecido de todo povo angolano, depois da conquista da 14ª edição do campeonato do mundo de futebol adaptado, a que considerou ter sido uma competição bastante complicada.

 

AP