CAN SUB 17: Palanquinhas chegaram à Luanda nesta quarta-feira as 12h30

 

SELECÇÃO SUB 17, TERCEIRA CLASSIFICADA DO CAN 2019, CHEGAOU À LUANDA NESTA QUARTA FEIRA AS 12H30 

Os Palanquinhas chegaram a casa com a medalha de bronze ao peito, o prémio de equipa FairPlay e o prémio individual de melhor Marcador do CAN, conquistado por CAPITA, bem como os prémios de Man of the Match, de Domingos, CAPITA e ZITO.
 
A Selecção aterrou no aeroporto 4 de Fevereiro as 12h30, recebida pelos familiares dos jogadores, pelo Secretário do Estado para Desporto (Carlos Almeida), Presidente, Dirigente e funcionários da Federação Angolana de Futebol, Funcionários do 1º de Agosto e outros apoiantes da Selecção.

Angola, Camarões (campeão), Guiné Conacri (vice) e Nigéria (quarto colocado) representarão o continente no mundial sub-17, em Outubro, no Brasil.

Osvaldo Capemba “CAPITA” foi o melhor marcador do CAN

Jogador da Marinha, Capita superou o nigeriano Wisdom Ubani, segundo classificado com três golos, e o marroquinoTawfik Bentayeb, terceiro com dois.

 

Historial

1ª presença numa meia Final de um CAN

Angola qualificou-se para as meias finais depois de ter logrado o segundo lugar do Grupo A, com 6 pontos, atrás da Nigéria que terminou a fase de grupos com 7 pontos.

É a primeira vez na história do futebol nacional que uma selecção atinge as meias finais de uma fase final de CAN, e a terceira vez no historial do futebol angolano que uma Selecção Nacional se qualifica para um Mundial.

 

1ª presença num campeonato do mundo

O mundial em Sub 20 de 2001 foi o primeiro mundial da história do futebol de Angola.

A selecção Nacional Sub 20 terminou a fase de grupos em primeiro lugar com 5 pontos, frutos de empate a zero na primeira jornada do grupo D, diante da república Checa.

Angola venceu o Japão na segunda jornada com Golos de Mendonça ao minuto 9, enquanto Rascas ao minuto 81 marcou o golo da vitória, depois do Japão ter empatado o jogo ao minuto 61, com golo de Yamase.

No terceiro jogo da fase de grupos, Angola empatou com a Austrália, com Mantorras a abrir o placar ao minuto 12, enquanto que ao minuto 82, Owens empatou pela Austrália.

Angola foi eliminada nos oitavos de finais pelos Países Baixos por 2-0. A Argentina foi a Campeão desse mundial, ao vencer na final a Selecção do Gana, com golos de Colloto, Saviola de Rodriguez.

 

2ª presença num campeonato do mundo

A segunda presença num campeonato do mundo foi com a Selecção de Honras, comandada pelo Professor Oliveira Gonçalves, no Mundial da Alemanha 2006.

Angola se apurou para o mundial no último jogo da fase de apuramento, em Kigali – Ruanda, com Golo de Akwá, depois de um cruzamento de Zeca Langa, no dia 8 de Outubro de 2005. 

Os Palancas Negras estavam no grupo D, com  Portugal, Irão e México.

Angola perdeu o primeiro jogo da fase de Grupos por 1-0, frente a Portugal, empatou o segundo jogo a zero, diante do México.

No terceiro jogo, Angola viu Flávio Amado marcar o primeiro e único golo de sempre, para a Selecção de Angola, num mundial de Seniores.

Foi no jogo contra o Irão, em que Angola empatou a uma bola.

A Itália foi a Campeã desse mundial, ao vencer na final a Friança, por 5-3 aos penaltis, depois de 1-1 durante os 90 minutos + o prolongamento.

 

3ª presença num campeonato do mundo

A terceira presença da Selecção num mundial, será neste ano, em Brasil, com a Selecção Sub-17 que está agora a disputar o CAN da categoria na Tanzânia.