Selecções: Jesualdo Muvuma, o Jovem que projectou os novos equipamentos

 

 

 

Os designs dos novos equipamentos das Selecções Nacionais de Futebol, foram concebidos por um jovem angolano, funcionário do Gabinete de Marketing da FAF, contratado ha 2 anos na perspectiva de desenvolver na Federação, suas actividades em prol do futebol nacional.   

Apesar de ser angolano, a viver em Angola, Jesualdo foi descoberto pela FAF por intermédio de uma empresa brasileira, para a qual o Jovem fez alguns desenhos de outras marcas desportivas.

Foi essa empresa brasileira quem forneceu à FAF os contactos de Jesualdo, permitindo este casamento entre o Jovem Design angolano e a FAF. 

O trabalho de Jesualdo teve os primeiros passos há 6 anos em Saurimo, onde aprendeu a trabalhar com ferramentas de Design. Todavia, mal podia esperar que conseguiria desenhar equipamentos iguais aos da Nike, Adidas e Puma, todos bonitos e com estilo peculiar.

Jesualdo desenhava à mão, mas apesar do desejo, não havia ninguém que pudesse ensina-lo a desenhar digitalmente, os equipamentos que projectava no papel, pois todos os Designers que consultou, falavam de tudo, menos de desenhar equipamentos. Davam dicas de como fazer cartazes, capas de músicas, cartões de visita, cartões de aniversário, etc., nada sobre Design de equipamentos desportivos.

Como um caçador que corre atrás da presa,  o jovem foi pesquisando, conhecendo artistas inspiradores, praticando até conseguir desenhar a primeira camisola de Futebol (do Barcelona), que foi publicada a 26 de Agosto de 2014, na sua conta pessoal do facebook, no álbum “Design de equipamentos desportivos”.

Depois desta primeira camisola, ganhou o jeito, passou a desenhar mais e mais, até que, no final de 2014 decidi expandir mais o seu trabalho, criando a página Equipamentos Desportivos. Design (que na altura se chamava “My biggest dream is to work for nike “).

A página se chamava antes “My biggest dream is to work for nike “ porque era este o seu sonho: trabalhar para uma marca desportiva e ver um equipamento desenhado por si, ser utilizado por uma grande equipa.  Sonhava também em ter a sua marca própria e vestir as equipas nacionais.

Hoje, trabalha como Designer na Federação Angolana de Futebol, e a Selecção Nacional de Futebol vai usar dentro e fora de campo, equipamentos desenhados por si, naquela que é a maior competição de selecções de futebol a nível de África “o CAN Egipto 2019”. O sonho se realizou, a selecção do seu País vai usar o equipamento que desenhou, confeccionado pela Lacatoni.

No dia 02/06/2019, foram apresentados no restaurante Clube S, o pacote de equipamentos que a selecção vai usar. Jesualdo disse na altura, que “foi um momento especial, muito aguardado e vivido de forma intensa. Este era o primeiro grande ponto na lista dos meus sonhos, sabia que alcançaria, só não esperava que fosse assim tão cedo, imaginava-me a vestir a selecção com os meus trinta e poucos anos, mas isto está a acontecer agora”, disse Jesualdo Muvuma.

 

Parabéns Jesualdo. O teu país agradece.

A Federação acredita no potencial dos jovens angolanos, no futuro brilhante que os aguarda. A Federação vem desta forma, dar os parabéns a Jesualdo Muvuma pelo excelente trabalho que realizou.

Força Palancas.

Bem Haja Jesualdo Muvuma