Com a devida vénia, reproduzimos aqui a entrevista do número 10 dos PALANQUINHAS, Zito André Sebastião Luvumbo, pelo site FIFA.com*
O número 10 é um dos principais artistas de Angola na Copa do Mundo Sub-17. O estilo agressivo de drible já chamou a atenção dos clubes europeus. Zito teve um golo contra o Canadá descartado pelo VAR.
Os adeptos no Estádio Bezerrão foram arrebatados na [última ] terça-feira por uma espetacular cambalhota, realizada pelo número 10 de Angola. No entanto, a alegria de Zito Luvumbo durou apenas alguns segundos, já que o VAR decidiu que houve um fora-de-jogo na preparação para o segundo golo da sua equipa contra o Canadá.
Minutos depois, no entanto, David marcou para garantir que Angola não visse negada a sua segunda vitória no Grupo A, por dois golos a um. E embora ele ainda não tenha marcado um golo no torneio, as actuações de Zito destacaram-se numa equipa que já conquistou o seu lugar nos últimos 16 [que hão-de prosseguir].
Mas onde ele encontra a sua inspiração para um estilo de jogo tão ousado? Quando se trata das suas comemorações, pelo menos, a resposta é directa: “Eu aprendi com os videogames”.
Jogador de pé esquerdo que alinha à direita, Zito nunca tem medo de driblar e enfrentar a oposição, oferecendo a Angola uma saída eficaz para transformar a defesa em ataque. “Sou modelado por vários jogadores como Neymar, Ronaldo, Messi e muitos outros”, disse ele ao [site] FIFA.com.
O nível de autoconfiança que Zito demonstra em campo é raro, mesmo para um jovem que não está na idade sénior. O número 10 diz que o seu estilo de jogo também é alimentado pela emoção e, nesse sentido, agradece o apoio da família em Luanda. Desde que chegou ao Brasil, o atacante adquiriu o hábito de conversar com sua mãe e irmãos todos os dias. Mas ele reserva um carinho especial ao pai.
“A minha família deve estar muito feliz. O meu pai deveria estar a dormir àquela hora, mas provavelmente estará no sofá a assistir ao filho. É uma honra, uma fonte de verdadeiro orgulho. “
Zito é um dos poucos jogadores da sua faixa etária que já representou o seu país ao nível sénior e, recentemente, o jogador também foi convidado para uma avaliação na academia do Manchester United.
No entanto, tudo o que importa agora é o Brasil. Na sexta-feira [01.11], Zito vai liderar o seu país mais uma vez, desta vez contra os anfitriões, em um duelo frente-a-frente para determinar quem terminará no topo do Grupo A. “Já estamos na próxima fase. Mas a pressão ainda estará acesa. Vamos destacar para todos a importância de terminar em primeiro lugar. Não será um jogo fácil. O Brasil é a equipa da casa. Mas vamos lá com a mesma atitude “, declarou.
Veja aqui a galeria de fotos