Angola Campeã da COSAFA’2024 (07.07.2024)

Angola concretiza o objectivo levado a Port Elizabeth, o de consolidar uma posição na região, após triunfar invicta na Taça HOLLYWOODBETS COSAFA de 2024, tendo goleado a Namíbia por 5 a 0, desta vez na final. Antes, na fase de grupos, as duas selecções haviam feito o primeiro jogo do grupo e empatado sem golos. Fazia 20 anos que Angola havia conquistado a COSAFA pela última vez, em séniores masculinos.

Na final de 7 de Julho, no magnífico estádio Nelson Mandela Bay, a que assistia o Presidente da CAF, Dr. Patrice Motsepe, o combinado angolano foi o primeiro a marcar e ao intervalo já vencia por 2 a 0, com golos de Pedro Bondo e Depú, uma vez mais da marca da grande penalidade.

Na segunda parte, apesar das rectificações feitas no conjunto adversário, Vidinho adicionou um terceiro golo, antes de Ivan Kamberipa ser expulso, por banda dos Namibianos, tornando ainda mais improvável a sua recuperação, reduzidos a nove jogadores de campo. Vindinho bisou o golo e Keliano pôs a cereja no topo do bolo, selando o 5 a 0 numa final carregada de ênfase.

Nunca antes havia acontecido uma final tão expressiva no seu resultado, batendo um já velho record que pertencia ao Zimbabué, quando em 2000 venceu o Lesoto na final, por 3 a 0.

Com dois golos na partida, Vidinho foi o “Homem do Jogo”; com o golo que marcou, Depú terminou a competição como o “Melhor Marcador” com 5 golos em 5 jogos. E Maestro, duas vezes homem-do-jogo nas cinco partidas dos Angolanos, além de se revelar o influente médio ofensivo da selecção, termina sagrando-se, além de campeão regional, também o seu MVP (Jogador Mais Valioso).

Para o terceiro lugar, Moçambique venceu as Comores no desempate, do 2 a 2 no final do tempo regulamentar, quando cifrou o desempate por pontapés da marca de grande penalidade, em 3 a 2.