Girabola Zap: Sorteio foi realizado nesta quarta-feira na Sede Social da FAF

 
A Federação Angolana de Futebol realizou nesta quarta feira, na Sala de Conferências da sua Sede Social, o sorteio do Campeonato Nacional de Futebol “Girabola ZAP 2019/2020”.
 
O evento presidido pelo Secretário Geral da FAF, teve ainda na mesa de presídio, o Presidente do Conselho Técnico Desportivo e o Presidente do Conselho de Árbitros.
 
Participaram para além de Dirigentes das Associações Provinciais de Futebol, e funcionários da FAF, Representantes de Clubes e membros da imprensa nacional.
 
Antes do sorteio, o Conselho Técnico Desportivo realçou alguns elementos do “Regulamento de Base Nacional Para Licenciamento de Clubes”, nomeadamente, os cinco critérios: critérios Desportivos, critério de Infraestrutura, critérios Administrativos, critérios Jurídicos, critério Financeiros. 
 

Critério Desportivo:

O Presidente do CTD, Dr. Jeremias Simão, lembrou aos Clubes que:
  1. No acto da Inscrição dos Atletas para época 2019/2020, os Clubes deverão apresentar, para além da lista da equipa Sénior, duas listas de equipas de Categorias de formação (por exemplo: Juniores e Juvenis).
  2. Todos os jogadores das categorias de formação devem estar inscritos na FAF.
  3. No processo que será submetido à FAF para autorização dos Campos de jogos oficiais, deverá constar o contrato celebrado entre o Clube e o Proprietário do (s) Estádio (s). Também deverá constar do processo, a Apólice de Seguro do Estádio.
  4. O clube deverá apresentar dentre outros, a lista do Corpo Gerente actualizada, as assinaturas vinculativas do Corpo Gerente e Relatório e Contas aprovado por uma auditoria autorizada.

Critério Administrativo

  1. O clube dever ter ao seu serviço, um treinador principal habilitado com a qualificação Nível C, no mínimo.
  2. O clube de ter um especialista responsável pela segurança.

 

Conselho Central de Árbitros

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho apresentou aos presentes, desculpas em nome do Conselho, pelos erros ocorridos durante a época 2018/2019, e manifestou a garantia de total empenho para que tais erros não se repitam em 2019/2020.

O Presidente anunciou que na época 2019/2020, os árbitros serão munidos de equipamento de comunicação, que permitirá o melhoramento da interacção entre si, durante os jogos, garantindo melhor serviço dos árbitros. 

Apelou aos clubes, que se unam à Federação no combate à corrupção e outros desvios que podem ferir a verdade desportiva.

Kabuscorp do Palanca

O Sorteio foi realizado com a inclusão do K.K. Futebol Clube, equipa suplente que aparece no lugar do Kabuscorp, enquanto se espera pela decisão da FIFA, sobre o Recurso interposto pela equipa do Palanca.

Caso a FIFA permita que o Kabuscorp volte a competir na 1ª Divisão, este tomará o seu lugar, ocupado actualmente pelo K.K. Futebol Clube.

 

RESULTADO DO SORTEIO

Jogo 1: Santa Rita vs Recreativo da Caála
Jogo 2: Ferrovia do Huambo vs K.K. Futebol Clube
Jogo 3: Sagrada Esperança vs Interclube
Jogo 4: Desportivo da Huila vs Bravos do Maquis
Jogo 5: Progresso do Sambizanga vs 1º de Agosto
Jogo 6: Sport Lubango e Benfica vs Petro de Luanda
Jogo 7: Sporting de Cabinda vs Recreativo do Libolo
Jogo 8: 1º de Maio de Benguela vs Académica do Lobito