
O Futebol angolano sai energizado do encontro entre o Presidente da República de Angola, SE João Gonçalves Lourenço, e o Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Dr. Patrice Motsepe, sábado (13), concluindo a visita a Angola e um périplo do Presidente da CAF pela África Lusófona, nomeadamente as repúblicas da Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe, e Angola.
Antes dessa cimeira, o Presidente da CAF primeiro havia estado com o titular do Desporto em Angola. Para o Ministro da Juventude e Desportos de Angola, SE Rui Falcão, «Foi um encontro bastante profícuo, (…) um encontro muito, muito agradável de ter. (…) Abordámos o Futebol na generalidade (incluindo o Feminino), todas as suas correntes e vectores, incluindo a Formação.
Antes, o Presidente da CAF havia ido apresentar cumprimentos ao titular do Desporto em Angola. Para o Ministro da Juventude e Desportos de Angola, SE Rui Falcão, «Foi um encontro bastante profícuo, (…) um encontro muito, muito agradável de ter. (…) Abordámos o Futebol na generalidade (incluindo o Feminino), todas as suas correntes e vectores, incluindo a Formação.
«Quer a CAF quer a FIFA têm bons projectos no domínio de infra-estruturas comunitárias para a prática do futebol, (…) um bom caminho a nível da Formação; têm muitos quadros disponíveis para vir fazer formação aqui, ajudar-nos a melhorar a qualidade dos nossos treinadores, monitores, etc., e é isso que queremos aproveitar.
«Ao nível do Desporto federado, o estatuto do nosso Futebol é dos melhores. O que nós queremos é aumentar a malha; queremos melhorar a prática do futebol ao nível das escolas, da comunidade, para poder no médio prazo ter melhores resultados.
«Já há algumas acções concretas em andamento e o que solicitámos ao Presidente da CAF, não só através da confederação como da FIFA, é trazer-nos outros projectos que possam acelerar o processo de generalização da prática de futebol. A generalização da prática, o aumento do número de praticantes, a melhoria da qualidade dos nossos líderes desportivos, estão entre os nossos objectivos.», asseverou SE Ministro Rui Falcão.
«Fizemos um trio [FAF, CAF e FIFA] que nos vai permitir aperfeiçoar a qualidade do nosso Futebol. (…) Estamos a encontrar o rumo certo.», concluiu o ministro.