A Assembleia Nacional homenageou a selecção Nacional de Futebol para Amputados que, recentemente, se sagrou campeã do Mundo, numa homenagem testemunhada pelo secretário de Estado dos Desportos e pelo presidente do Comité Paralímpico Angolano (CPA), onde os campeões receberam do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, menções honrosas.
O presidente do Parlamento reconheceu que a conquista do título mundial não foi fácil, e garantiu o apoio da Assembleia Nacional para que a selecção conquiste outras vitórias. “Esta é a primeira de muitas vitórias que o país vai conseguir, e podem contar com o apoio da Assembleia Nacional para o alcance de outras conquistas”, disse Fernando da Piedade Dias dos Santos.
O presidente da sétima comissão da Assembleia Nacional, Nuno Carnaval, reconheceu a entrega e determinação dos atletas e realçou que a coragem e a capacidade de superação demonstradas determinaram a vitória do país no Mundial de Futebol para Amputados, realizado recentemente no México. “A nossa selecção brindou os angolanos e Angola com o troféu de campeão mundial. Este facto eleva o nome de Angola, com honra e júbilo, para os patamares mais altos do certame mundial”, disse.
O deputado, cuja comissão trata de assuntos de Comunicação Social, Assuntos Religiosos, Juventude e Desportos, garantiu igualmente o apoio da Assembleia Nacional, para que o desporto nacional continue a dar alegrias ao país e a unir os angolanos.
João das Dores, que falou em nome dos atletas, disse que a homenagem demonstra a preocupação do Estado em tudo fazer para o desenvolvimento do desporto. O atleta pediu o apoio do Parlamento para a participação da Selecção no Campeonato Africano das Nações(CAN).
O deputado aproveitou a ocasião para solicitar o empenho da Assembleia Nacional no sentido de serem aplicadas as leis que defendem os interesses das pessoas portadoras de deficiência no acesso ao emprego e aos transportes públicos.
JA